Reanimação Cardiopulmonar em Cães

Às vezes isso nem passa pela nossa cabeça, mas é muito importante  saber alguns procedimentos de primeiros socorros em casos de emergências com nossos dogs.

Existe uma manobra, a RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) que pode fazer toda a diferença para salvar os caninos nos primeiros minutos após algum incidente com eles.

Conhecemos bem esta manobra em humanos (e para quem ainda tem dúvidas, meu conselho é que aprendam), em cachorros ela não muda muito.

Essas manobras são necessárias normalmente após atropelamentos, afogamentos, asfixia e baseada também em alguma doença pré-existente no cachorro. 

Então a primeira coisa que devemos identificar é a causa do acidente e verificar seus sinais vitais.

                                                                                                  artéria femoral 

Se for por afogamento, você precisará retirar a água das vias aéreas primeiro, abra a boca dele e retire qualquer secreção que tiver, em seguida puxe sua língua para fora e o vire de cabeça para baixo dando chacoalhadas.

Já no caso de asfixia remova o objeto estranho, vômito ou sangue, alinhe a cabeça do dog com as costas e a incline suavemente para trás.

A respiração artificial você pode fazer fechando a mandíbula (firmemente para que o ar não escape) do cão e assoprando forte contra o seu focinho, faça isso de 5 a 6 vezes rápido, o peito dele deve inflar com o ar recebido, aguarde 5 segundos e recomece.



Se o coração do seu cãozinho tiver parado, alterne a compressão cardíaca com a respiração artificial.

Deite o dog com o lado direito para baixo, posicione suas mãos sobrepostas e o cotovelo esticado sobre o peito do cachorro (abaixo do cotovelo da pata dianteira) e faça compressões firmes, calculando um rebaixamento de até um terço do tórax do cachorro, repita isso com o mínimo de 15 vezes ao longo de 10 segundos.



Alterne com a respiração artificial, 15 compressões para cada respiração.

Se possível peça ajuda. Essa manobra tem maior eficácia se efetuada por duas pessoas, uma fica na respiração e a outra na compressão.

 Uma outra manobra possível de se realizar, são as compressões abdominais , ela aumenta o enchimento cardíaco aumentando o fluxo sanguíneo total.



Continue fazendo essas manobras enquanto se dirige a um hospital veterinário, só pare quando o dog receber atendimento num local mais adequado. Não hesite em pedir socorro imediato especializado.

Com essas manobras conseguimos ofertar aos nossos peludos em torno de 20% do que ele realmente necessita, então, faça tudo bem rápido porque o tempo é crucial nas taxas de sucesso.


 Pegue seu cupom de desconto Halloween da loja online Cão Bandido, clique aqui e fique por dentro das novidades também.

                                                                       







Comentários