Passando a limpo o Border Collie

Considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo para aprender comandos, o Border Collie tornou-se famoso há anos por seu posto de cão de pastoreio, sendo o mais ágil e com técnicas exclusivas para o manejo de rebanhos. Alguns criadores citam que apenas com o olhar hipnotizante do Border Collie, ele consegue transmitir aos animais o que deseja que façam.


Cheio de energia, não é nada indicado sua criação em apartamentos e espaços pequenos.  Necessita de atividades diárias e energizantes ao ar livre (nada de 1 horinha apenas, este cão tem energia para até 18 horas de trabalho) para manter-se ativo e satisfeito, caso contrário, pode tornar-se um destruidor e infeliz cachorro. Ele precisa de estímulos mentais e grande interação com seu dono.

O Border é um cão sociável com outros animais da família, mas na rua isso pode não acontecer, caso algum cachorro se aproxime mais do que ele queira, eles são dominantes e territoriais. Não é indicado como cão de companhia devido seu temperamento hiperativo.

Um cuidado que devemos tomar é quanto a alta sensibilidade que o Border Collie tem a sons, o que o torna suscetível a desenvolver fobias à fogos de artifícios e trovões.

Existem duas doenças que acometem muito o Border, uma é chamada de displasia de quadril (má formação nas articulações) e a outra é uma doença genética que afeta a visão (CEA, sigla em inglês para COLLIE EYE ANOMALY), esta pode ser mais controlada monitorando os que carregam o gene da doença e evitando o acasalamento. Daí a importância de conhecer a procedência do seu dog, dos seus pais e avós. Devido à alta tolerância do Border para dor, nem sempre é fácil identificar a displasia, necessitando assim de um acompanhamento veterinário de sua confiança.


Ficha técnica:

Origem: Grã-Bretanha
Expectativa de vida: de 10 à 15 anos
Tamanho: de 45 à 56 cm
Peso:  13 à 20 kg
Pelagem: médio a longo, liso e denso

O Border necessita principalmente de amor, carinho e atenção, fatores essenciais que influenciam seu temperamento e agressividade, assim como à todos os outros cachorros. Então, muita responsabilidade caso adotem ou comprem um.

Gostou da raça? Conheça as estampas de cachorro na loja online Cão Bandido. clique aqui

Comentários