Cão-guia: talento e amor

Quem ai já se derreteu de paixão ao ver um cão-guia na rua concentradão trabalhando? Quanta humildade nesses seres, capazes de nos dar amor e dedicar seus dias para aumentar a qualidade de vida das pessoas com deficiências.



O trabalho do cão-guia exige muito treinamento e certa aptidão. O programa de adestramento já começa no primeiro mês de vida e assim vai até quase 2 aninhos de idade. Neste período também se analisa o perfil do cachorro. Alguns pré-requisitos que devem conter no currículo dos peludinhos:

Temperamento calmo;
Apresentar facilidade de aprendizagem;
Espírito de liderança;
Tamanho;
Obediência;
Inteligência;
Genética.

As raças mais indicadas e que são mais adotadas para esta função no Brasil são os Goldens Retrievers e os Labradores, que se destacam por, quase sempre, apresentarem todas aquelas qualidades citadas acima.

Agora porque endeusar estes cães-guias? Pessoal, além de ele fornecer uma qualidade de vida melhor para seu dono com deficiência, conduzindo-os dentro e fora de casa, eles ajudam também na socialização do indivíduo e aumentam a sua autoestima, lhe dando mais segurança para enfrentarem um dia após o outro com novas expectativas.

Estes cães normalmente se aposentam entre 8 e 10 anos. Depois dessa fase de trabalho, ficam com seus tutores como animal de estimação ou vão para uma família que já tenha socialização com ele, desfrutando assim, de uma aposentadoria cheia de amor e conforto também.

Na maioria das vezes os cães-guia auxiliam pessoas com deficiência visual, mas em outros casos ajudam também pessoas com restrições físicas, ganhando ai outros nomes como: cão de alerta, cão ouvinte, cães para cadeirantes, e por ai vai.

É importante ressaltar que a LEI No 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005, assegura à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo.



E não se esqueça: não tente alimentar ou interagir com estes cães no horário de trabalho. Eles necessitam de concentração para não colocarem seus donos em risco. Antes de tentar qualquer uma dessas coisas, converse com o dono do dog.

Ficou inspirado e quer homenagear seu cão labrador, clique aqui e conheça as camisetas da loja online Cão Bandido.

Comentários