Medo de fogos de artifício

Tá chegando aquela época boa das comemorações de final de ano, então significa que está chegando a hora também de preparar seu doguinho para o barulho dos fogos de artificio. 


Se você já conhece e sabe que seu dog não tem reação negativa aos fogos, mesmo assim não bobeie, sempre tem um sem noção que solta fogos com irresponsabilidade.

Não podemos esquecer que os cães conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que nós, e com uma frequência bem mais alta (dogs=  de 10 Hz até 40.000 Hz, humaninhos=  de 10 Hz até 20.000 Hz).

A primeira medida que podemos tomar é acostumá-los aos sons que os fogos emitem. Ponha um som que reproduza fogos e vá ao longo dos dias botando para seu cão ouvir, perceba a reação dele e vá aumentando o som até chegar a uma boa altura, mas sem extrapolar. 

Se mesmo assim ele continuar se incomodando, deixe televisão ou rádio ligados para abafar o som dos fogos. Pode também fechar janelas,  portas e ligar o ar condicionado. Caso seu cãozinho queira se esconder, não o impeça, deixe que fique num lugar onde se sinta seguro.



Não deixe em hipótese alguma seu dog sem a coleira de identificação, é muito comum que quando assustados, corram sem rumo e acabem por se perder.

Deixe os portões bem fechados, minimize os perigos dentro de casa com objetos que possam machucá-los durante um episódio de pânico.

Mantenha seu veterinário informado sobre a evolução ou não do medo, ele terá outras opções de tratamento. Em alguns casos receitam calmantes, mas somente sob prescrição veterinária, ok?!

Você pode também chamar um adestrador de confiança e converse sobre outras alternativas com ele. 

E vamos lá, se começarmos agora a tomar algumas medidas, certamente nossos amados cãezinhos não passarão por essa situação traumática.

Quer passar as festas com uma camiseta lindona do seu cãozinho? Conheça a loja online Cão Bandido clique aqui

Comentários